APRESENTAÇÃO

O projeto apresentado se insere dentro de uma perspectiva empreendedora direcionada aos jovens.

É constituído pela ação presencial de estudantes do terceiro ano do ensino médio, supervisionados por um professor, no formato de uma palestra vivencial de aproximadamente 50 minutos, podendo ou não se estender num tempo maior de acordo com objetivos e resultados a serem alcançados.

A palestra tem como título “VOCÊ ENTRARIA NO BURACO” e sua relevância se dá pelo desejo de tirar jovens da sua zona de conforto, trazendo assim a percepção do seu poder de escolha no que se refere ao desenvolvimento de sua vida.

O diferencial desta palestra é a oportunidade de o público alvo reconhecer nos palestrantes suas próprias inquietações e de um jeito simples e numa linguagem entre pares sentir-se num bate-papo de amigos, de jovem para jovem.

 

JUSTIFICATIVA

 

O projeto surgiu a partir da ideia de cinco estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores (SP): Carol Terumi, Fabiana Yucari, Matheus Ferro, Nathalia Santos e Sabrina Xavier.

Durante a disciplina eletiva “Empreendedorismo e Projeto de Vida” ministrada pela professora Natália Giro estes alunos manifestaram interesse na reflexão sobre o mundo empreendedor na vida dos jovens destacando a forma de implementação deste tema e possíveis descontentamentos muitas vezes gerados pela palavra “empreendedorismo”.

Percebendo que atualmente os jovens têm perdido a força e o vigor, sendo caracterizados como acomodados e preguiçosos e atentos em relação a hipótese de que possam ser vítimas do protecionismo de seus pais que os apresentam tarde ao mundo dos negócios, especificamente em competências que levam a atitudes que favoreçam tornarem-se “gestores” de sua vida o grupo desenvolveu uma palestra motivacional para jovens.

O ponto de partida para transformar as inquietações e reflexões geradas durante a abordagem do tema foi o livro apresentado pela professora “Atitude Empreendedora – Descubra com Alice seu país das Maravilhas”, de Mara Sampaio (Ed. Senac/SP)

O objetivo geral do projeto é desmistificar o mundo empreendedor para o público juvenil, que o transforma em um “bicho de sete cabeças” e assim gerar motivação e reflexão, permitindo que façam uma autoanálise e tenha a opção de escolher um novo rumo para suas vidas.

 PÚBLICO-ALVO

     

 

 

O perfil de público alvo que se pretende atingir a priori é de jovens estudantes. Porém o projeto também pode ser direcionado ao público que deseja conhecer melhor ou que atue no mundo juvenil, como professores e pais.

 


 

 OBJETIVOS

 

 

Com o projeto se pretende dar aos jovens uma visão diferenciada de empreendedorismo e, acima de tudo, encorajá-los ao autoconhecimento e ao empreendimento de seu Ser pessoal e social.

 Por meio de uma linguagem dinâmica e falando de “jovem para jovem” poder, juntos, chegar a um resultado compartilhado no que diz respeito a:

 

*      Empreender;

 

*      Encorajar;

 

*      Motivar;

 

*      Provocar;

 

*      Animar.

 

 RESULTADOS PREVISTOS

 

 

O primeiro resultado esperado é de que os jovens participantes possam sair com maior propriedade de seus sonhos, mais motivados a pensar e agir sobre as necessidades e ações para realização destes sonhos. Que se vejam como “autores e atores” de seu projeto de vida, estabelecendo relações saudáveis consigo mesmo e com os outros que fazem parte de sua história (família, professores, amigos, sociedade, etc).

Para mensurar este resultado o projeto contará com uma pesquisa de opinião virtual que por meio das respostas dos jovens participantes poderá dar maior visibilidade aos impactos do encontro em seu momento atual de vida.

A partir destes resultados espera-se delinear outras ações integrantes do projeto, ou seja, agregando a ação da palestra em questão a criação de textos informativos sobre o tema e/ou compartilhamento de matérias e dados alusivos ao universo abordado em redes sociais, jornal do colégio e outros meios de comunicação que venham a se interessar pelo assunto; autoria de outras palestras com temas voltados ao interesse dos jovens participantes; dentre outras ações.

 ESTRATÉGIA DE AÇÃO

 

 Para a realização da palestra se faz necessário:

 

 

 INVESTIMENTO

Este projeto não tem como objetivo um retorno monetário. Conforme expressado anteriormente o que se busca é o crescimento individual e social de cada jovem participante.

Porém entende-se que para a presença da equipe responsável pelo projeto há um investimento pessoal de cada membro de acordo com despesas de transporte, alimentação, assim como há um investimento de tempo para o aprimoramento, estudo e pesquisa do tema abordado, análise dos resultados, manutenção e sobrevivência do projeto.

A priori a equipe não mensurou um valor sobre este investimento ou despesa e se voluntaria a levar seu projeto como doação, isto é, sem que haja um acordo financeiro ou custo sobre a ação.

Fica a critério da instituição que recebe o projeto a contribuição financeira voluntária e simbólica que assim puder e quiser fazer. Ou a oferta de meios de transporte que possam disponibilizar para a locomoção da equipe, entre outras possibilidades de troca que viabilizem a realização do projeto com menor despesa para a equipe realizadora. Caso a instituição não possa oferecer o transporte solicita-se o custeio do mesmo, podendo ser por sistemas de carros por aplicativo, ônibus e/ou metrô.

Para o bem-estar dos estudantes é solicitado água para consumo no local da palestra. Caso a permanência dos mesmos seja longa devido à realização de mais de uma palestra para diferentes grupos também é solicitado lanche e/ou almoço, podendo ser em local próprio da instituição anfitriã ou não.

 

PLANO DE CONTRAPARTIDA

O plano de contrapartida se baseará em grande parte nas redes sociais. Uma página no facebook foi criada com o título de Guiar: https://www.facebook.com/GUIAR-831352770586328/

Porém outras mídias ou canais de comunicação poderão ser agregados ao projeto de acordo com a demanda e procura.

O jornal do Colégio Nossa Senhora das Dores sob supervisão do professor Carlos Guzzo é parte integrante deste projeto. Uma equipe de “jornalistas” liderada pelos alunos Giovanna Perfeito e Lucas Guzzo acompanhará as ações, registrando imagens (vídeo e fotos). Portando a escola ou instituição que receber o projeto concede autorização de imagem dos seus alunos participantes.

Em toda divulgação realizada o nome das escolas ou instituições que assumem papel de anfitriã do projeto será divulgado entendendo a importância de dar visibilidade a iniciativa de parceria e inter-relação entre as instituições voltadas para educação integral dos jovens evidenciando seu compromisso educacional e social.

 BREVE CURRÍCULO DOS ESTUDANTES 

Carol Terumi - Atualmente com 17 anos cursa o 3º E.M. no Colégio Nossa Senhora das Dores. Dedica grande parte de seu tempo aos treinos de tênis de mesa, esporte pelo qual é apaixonada e que pratica diariamente. Assim planeja no futuro alcançar seu sonho de ingressar numa faculdade de medicina de qualidade possivelmente através de bolsas esportivas. Um de seus grandes objetivos é algum dia viajar o mundo como médica voluntária. 

Fabiana Yucari Watanabe - Estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Nossa Senhora das Dores, possui 16 anos e se formou em ballet clássico em 2017. Atualmente pratica sapateado e contemporâneo, participou da criação de alguns eventos e colaborou em outros. Ainda não decidiu que faculdade cursar, porém gostaria de algo relacionado ao corpo humano.  

Giovanna Perfeito – Atualmente tem 17 anos. Encontra-se no 3º Ano do Ensino Médio. Participa ativamente no Jornal CNSD, com o intuito de experimentar o trabalho com audiovisual. Em seu tempo livre dedica-se a língua inglesa para futuramente fazer viagens a trabalho. Irá ingressar em 2019 na faculdade Belas Artes para Rádio e Tv. 

Lucas Guzzo - 16 anos, atualmente no 2° ano do Ensino Médio. Contribui no jornal CNSD. Se dedica em seus estudos e tem como principal objetivo alcançar um grande negócio e vê isso um avanço em sua vida. Pretende se dedicar também aos estudos físicos e economia para alcançar um nível no qual será bem-sucedido em sua vida. Tem como passa tempos um grande amor por vídeo games e séries. 

Matheus Santos - Estudante do Colégio Nossa Senhora das Dores, têm 17 anos e está no 3º ano do EM. Atualmente está cursando Teatro Profissionalizante, almejando a profissão de Ator no futuro. Possui um canal no Youtube (Matheus Ferro), onde posta vídeos semanalmente. Acredita que essa plataforma pode servir como uma porta de entrada para o seu sonho. É integrante do Jornal CNSD (www.jornalcnsd.com.br), assumindo o cargo de entrevistador e colunista de assuntos como: teatro, exposições, resenhas, etc

 

 Nathalia Santos - Microempreendedora e estudante do Colégio Nossa Senhora das Dores, tem 18 anos e uma mente criativa. Planeja fazer faculdade, mas ainda não decidiu o curso, atualmente está entre Biologia e Psicologia, porém isto é sujeito a mudança. Seu maior sonho é se tornar poliglota e um dia dominar a maioria das línguas asiáticas. Nas horas vagas é uma amante de música indie e de luta como jiu-jitsu.

 Sabrina Xavier - Tem 16 anos, estudante do 3° ano, extrovertida, apaixonada por festa e tudo que envolve a área de comunicação. Ama música, dança, estética e cuidar do corpo. Atualmente trabalha nos dias de semana, adora ocupar seu tempo o máximo possível, com algo para si mesma e que faça crescer a cada dia mais. Corajosa, sem medo de enfrentar problemas, pretende atuar na área de Engenharia Civil, porém jamais abandonar a sua paixão e talento pela área de comunicação, procurando sempre mostrar o melhor da vida e levar alegria para às pessoas.

BREVE CURRÍCULO DOS PROFESSORES

 Natália Giro - Psicodramatista-Didata, Atriz e Arte Educadora. Professora de Teatro e Psicodrama na Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Universidade Aberta à Maturidade (UAM-PUCSP); Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e na UNISENIOR - Centro Universitário Sant´anna; Professora de Teatro e Eletivas sobre Projeto de Vida e Atitude Empreendedora no Colégio Nossa Senhora das Dores; Professora de Teatro e Coordenadora do Projeto de Tutoria no Colégio Santa Amália (SP); Fundou a N´Giro – Espaço de Ação Criativa onde desenvolve projetos nos campos da Arte, Educação, Empresas e Saúde. Atua como Consultora e facilitadora de Projetos para Treinamento e Desenvolvimento com foco comportamental, Relações Interpessoais e Desenvolvimento Humano

 Carlos Guzzo - Bacharel em Filosofia e Mestrando também em filosofia pela PUC-SP, Licenciado em História, com extensão Universitária em Psicodrama, Hipnose e PNL (Programação Neurolinguística). Atualmente Professor de Filosofia, Sociologia e RHCP (Relações Humanas e Cultura de Paz) no Colégio Nossa Senhora das Dores – SP e responsável pela edição/supervisão do Jornal do CNSD (www.jornalcnsd.com.br).

 

 COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES

www.cnsd-sp.com.br