Projeto científico/ desenvolvimento de pesquisas

 

Maria Rocio Rodriguez, aluna da 2a série do E.M.

Sabrina xavier da Silva, aluna da 2a série do E.M.

Yasmin Rodrigues Lima, aluna da 1a série do E.M.

 

O Colégio Nossa Senhora das Dores propôs aos alunos do Ensino Fundamental II à 2ª série do Ensino Médio o desenvolvimento de um projeto científico. Este projeto é “uma etapa da produção científica e é nele que o estudante esboça, delimita e expõe ao professor/orientador seu objeto de estudos”. Pode-se dizer que o projeto de pesquisa representa o cartão de visita de uma monografia, TCC, ou qualquer outro tipo de trabalho acadêmico vindouro.

Expressando a síntese do conteúdo que será exposto de forma definitiva no trabalho acadêmico, um projeto de pesquisa, necessariamente, precisa obedecer alguns parâmetros básicos de elaboração. Alguns passos para a elaboração de pesquisa coerente são: a inclusão de título, justificativa, problematização, formulação de hipóteses, objetivos, revisão de literatura, metodologia, cronograma, entre outros.

De forma normativa e condizente com as premissas da ABNT, o projeto deverá exprimir na totalidade, a intencionalidade e a finalidade de uma monografia, um TCC, uma dissertação ou uma tese que o sucederão. Com base nesses conceitos podemos aprofundar nossos conhecimentos e nos prepararmos para novos desafios.

Divididos em grupos, cada um com seu tema, concluímos os trabalhos. Cinco meses depois, finalizada a parte escrita, nos dias 13 e 14 de setembro de 2017, tivemos a oportunidade de apresentar as ideias de nossas pesquisas para nossos colegas, familiares e professores. Esta experiência foi o primeiro passo para nosso futuro acadêmico; crescemos e gostamos do que nos tornamos.

 

Confira no vídeo, algumas imagens das apresentações realizadas.

 

Imagens da Equipe do Jornal CNSD