10 dicas de alimentos prejudiciais à saúde

 

17 de Março, por Sabrina Xavier,

aluna da 2ª série do E.M. CNSD 2017

Refrigerante Diet:

Descrição: Resultado de imagem para refrigerante diet Estudo realizado por diversos pesquisadores das universidades da Colômbia e Miami chegaram à conclusão que o refrigerante diet, podem acabar trazendo sérios riscos para a saúde, como chances de ter um infarto ou um acidente vascular cerebral. Outro estudo realizado pelo “Diabetes Care” chegou a conclusão de que o refrigerante diet pode desenvolver síndrome metabólica e diabetes do tipo 2 (No diabetes tipo 2, o organismo produz insulina, mas ela não exerce a função adequada).

Segundo a nutricionista americana Cukie os refrigerantes diet são consideradas os piores. “Não faz sentido, o diet não é mais ou menos saudável do que o normal, inclusive, pessoas com restrição ao uso de carboidrato devem preferir o diet ao outro” – confirma.

 

Manteiga:

Descrição: Resultado de imagem para manteigaAlém de aumentar o nível de colesterol, a manteiga pode desenvolver sérias doenças cardiovasculares e trazer baixa densidade no sangue, de acordo com uma matéria publicada na revista PLOS One. Poe outro lado, 15 países alegaram que consumir manteiga não está associado a um aumento no risco de doenças cardiovasculares, pois não encontraram relação entre dose e efeito.

Então vai a dica: a manteiga não é necessária para manter uma boa forma e traz alto teor de gorduras saturadas, aumentando o risco de colesterol. Portanto, “para passar no pão é bom, porém, para passar no estômago, não é!!!”

 

Leite Desnatado:

Descrição: Resultado de imagem para leite desnatadoPor ser recomendado em muitas dietas por nutricionistas, o leite desnatado tem apenas a quantidade de gorduras e colesterol reduzidos, porém não a redução de nutrientes. Por outro lado, tem seus aspectos bons e ruins: mais cálcio e ajuda na prevenção da osteoporose, mas aumenta a quantidade de  sódio, que acaba prejudicando os hipertensos. “Nem toda a dieta é boa, vale a pena estudar e ler as outras dicas”.

 

Comida Processada:

Descrição: Imagem relacionadaSabe aquele pão com mortadela, aquele hambúrguer..., Humm!!!! Nada mal né!? Mas é muito prejudicial à saúde, contêm alto teor de gordura saturada, traz sérios riscos de doenças cardiovasculares e aumenta o colesterol. O corante pode trazer problemas no estômago, já o sódio: hipertensão. Por possuírem quantidade de nitrito e nitrato nosso organismo pode se produzir substâncias cancerígenas. Por isso vai minha dica: “consumir com moderação”.

 

Caldos e temperos industrializados

Descrição: Resultado de imagem para caldos e temperos industrializadosPara temperar a comida sem esforço, nada melhor do que um tempero pronto. Porém, eles contêm glutamato monossódico, um ingrediente “super” polêmico, que divide opiniões de pesquisadores, o que mostra que o impulso nervoso para o cérebro está associado ao mal de Alzheimer, Parkinson, câncer e dificuldades no aprendizado, além disso, contém sódio o que causa hipertensão. Por isso, vai a dica: ”alimentos naturais não prejudicam e também proporcionam um sabor delicioso.”

 

Comida pronta congelada

Descrição: Resultado de imagem para comida pronta congeladaNada melhor do que chegar em casa e ‘mandá vê’ no micro ondas aquela lasanha que esta no freezer”, isto é péssimo!!! Estas refeições simplificadas são ricas em gorduras saturadas, aumenta o nível de colesterol e desenvolve doenças cardiovasculares. Em excesso causa até aumento da pressão arterial. “O melhor é congelar a comida que você mesmo faz!”

 

Churrascos:

Descrição: Resultado de imagem para churrascoUm “churras” de vez em quando não faz mal, não é mesmo?! O lugar onde se faz pode evitar doenças graves. Por exemplo: a carne assada no carvão é muito perigosa, pois a fumaça, quando entre em contato com a carne, pode trazer sérios problemas, como o câncer. Uma dica é assar na churrasqueira elétrica, o que evitaria o contato com tanta fumaça. Outra dica, muito cuidado temperar na escolha dos temperos.

 

Fast Food

Descrição: Resultado de imagem para fast foodMuito gostoso e rapidinho! Esse tipo de alimento aumenta o colesterol e hipertensão por serem ricos em sódio. De acordo com a revista SOS solteiros: “uma vez ou outra dá até para degustar um lanchinho com água de côco (a industrializada tem muito sódio), ou suco (que é LOTADO de açúcar, às vezes é pior que o próprio refrigerante), troque a batata frita por saladinha e esqueça a maionese, catchup ou mostarda”. “Nossa, quer saber? Vai num self- service que vale mais a pena”. Então, pessoal segue minha dica!

 

Pão branco

Descrição: Resultado de imagem para pao brancoHum...!!! Um pão quentinho de manha é tão bom né?! Mas contêm excesso de amido o que vira glicose no sangue e pode causar diabetes. “Para você não deixar de comer esta delícia, é só retirar o miolo ou optar pelo pão integral e recheá-lo com alimentos que fazem bem para a saúde, por exemplo, queijo branco, peito de peru e entre outros que deixam o café da manha mais saudável e gostoso.”

 

Sucos artificiais

Descrição: Imagem relacionadaAo pensarmos em sucos artificiais, podemos realmente chama-los de suco? Quando vamos aos mercados, deparamo-nos com milhares de embalagens coloridas e bonitas, que nos faz pensar que é uma boa escolha para a nossa saúde. O que não sabemos é que as lindas frutas das embalagens equivalem a apenas 1% do produto. Nada mais do que a mistura de açucares, corantes, conservantes, sem qualquer valor nutricional, o que pode trazer sérios problemas por conta destes açúcares (diabetes) e corantes (problemas cardiovasculares). “Por isso pessoal, uma vez por semana, ir à feira não faz mal a ninguém, pode-se ter com aquelas frutas deliciosos sucos naturais e saudáveis.”

 

Fontes:

www.pebmed.com.br/2016/08/22/manteiga-faz-mal-para-a-saude-o-que-dizem-as-evidencias/

www.melhorvida.com.br/alimentaçao/galerias/13427-desvende-14mitos-e-verdade-sobre-o-leite/3

http://sossolteiros.bol.uol.com.br/17-alimentos-nao-recomendados-para-nossa-saude/