Novembro Azul

A Preservação Contra o Câncer de Próstata

 

Stefany de Oliveira Corrieri,

Aluna da 3a série do E.M.

 

            A próstata é uma glândula que constitui o aparelho reprodutor masculino, localiza-se abaixo da bexiga e na frente do reto e da uretra. O câncer inicia-se nesta glândula, responsável por produzir parte do líquido seminal (sêmen), que nutre e protege os espermatozoides.

            De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o mais comum entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele (chamado de melanoma). O tempo de desenvolvimento do tumor varia de organismo para organismo, mas na maior parte dos casos, o processo é lento. Quanto mais tempo levar para a descoberta do mesmo, mais próximo do estágio avançado estará o tumor, podendo se espalhar por todo o órgão e além dele.

 

Causas e fatores de risco

Genética: os antecedentes familiares ganham importância na descoberta ou causa da doença. É considerado hereditário nas seguintes condições: 3 ou mais parentes de 1° grau são afetados; 2 parentes de 1° grau diagnosticados antes dos 55 anos; acontecimentos em 3 gerações consecutivas, como avô, pai e filho. O gene que possui uma forte influência (quando defeituoso) é o BRCA2, importante para suprimir tumores e em reparar o DNA danificado; e suas mutações causam uma predisposição ao câncer que é referido como a Síndrome Hereditária do Câncer de Próstata.

Alimentação: uma dieta rica em carne vermelha pode ser um dos fatores que influenciam no aparecimento do tumor. O ideal seria ingerir carne vermelha no máximo duas vezes na semana. Refeições pobres em vitamina D também podem ser um dos fatores.

Obesidade: outro estudo comprovou que homens obesos possuem chances maiores de desenvolverem a doença. O câncer tende a ser mais agressivo, pois nesse caso há mais probabilidades de metástase.

Enzima PRSS3: a enzima muda o meio em que as células do câncer se encontram, deixando-as mais suscetíveis ao processo da metástase.

 

Sintoma

A fase inicial geralmente é assintomática. Grande parte dos homens descobrem a doença após alguns exames de rotina.

 Mas quando os apresenta, são:

 

Diagnóstico

 

Tratamento

O tratamento vai depender do estágio em que o câncer se encontra:

As chances de cura irão depender do estágio no qual se encontra o tumor, bem como do momento do diagnóstico. Quanto menos avançado o estágio, maior será a chance de cura e vice-versa. Lembrando que, o acompanhamento médico deve ser feito frequantemente.

 

Prevenção

 

Fontes

https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-cancer-de-prostata-sintomas-tratamento-tem-cura/

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-prostata

https://www.abcdasaude.com.br/urologia/hiperplasia-benigna-da-prostata-hbp

https://www.news-medical.net/health/What-is-the-BRCA2-Gene-(Portuguese).aspx

 

__________________________

Revisão técnica: Porfa. Carolina de Oliveira Rocha (Biologia e Ciências).