Visita ao Museu Geológico

Valdemar Lefèvre

 

Com o objetivo de oportunizar momentos de vivências que tornem significativos os conteúdos trabalhados em sala de aula, programamos para dia 23/06, sexta-feira, uma visita ao Museu Geológico Valdemar Lefèvre. 

O MUGEO foi criado em 14 de novembro de 1967, mas parte de seu acervo originou-se na Comissão Geográfica e Geológica – CGG (1886-1931).

As exposições permanentes do Museu constituem-se, basicamente, de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos, reunidos desde os trabalhos da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, a partir do século passado.

O Museu não é só um centro de exibição de coleções, ele representa o reflexo de mais de um século de pesquisas nas áreas de Geociências no Estado de São Paulo. Pesquisas estas iniciadas pela Comissão Geográfica e Geológica (1886-1931) e continuadas pelo atual Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Dessa forma, o acervo do MUGEO reflete principalmente às pesquisas desenvolvidas, no território paulista.

O compromisso entre escola e família é fundamental para dar significado às aprendizagens escolares.

"Com práticas pedagógicas diferenciadas, uma variedade de necessidades dos alunos pode ser atendida, o que contribui com a motivação no processo de ensino/aprendizagem. A visita ao museu, permite a contextualização e aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula e através de aulas práticas. O Museu Geológico Valdemar Lefévre, localizado no Parque da Água Branca, possui um acervo com equipamentos geológicos do século passado, fotografias antigas, mapas, coleções de minerais, de rochas e de fósseis. A análise desse acervo permite aos alunos identificarem, reconhecerem e compreenderem os processos evolutivos da vida em diversos períodos geológicos da Terra."

 Professora Carolina

(Ciências e Biologia)

 

Confira abaixo algumas fotos da visita