TEATRO

Les Misérables

                                                                        Por Matheus F. Ferro

aluno da 2ª série do E.M. CNSD 2017

 

        ‘’Les Misérables’’ ou ‘’Les Mis’’ é um clássico romance de Victor Hugo, apresentado no cenário da França do século XIX, que conta uma história fascinante de sonhos, amor, paixão, sacrifício e redenção. Um testemunho atemporal para a sobrevivência do espírito humano.

 

   

É uma história que apresenta 3 plataformas de apresentação: livro, filme e teatro (musical). Porém, nesse artigo abordaremos, exclusivamente, a sua vertente teatral.

Visto por mais de 70 milhões de pessoas em 44 países e em 22 idiomas em todo o mundo, ainda está quebrando recordes de bilheteria em todos os lugares. É considerado um dos musicais mais antigo do mundo inteiro.

Sua estreia mundial ocorreu em 1980, inaugurado em Paris no ‘’Palais des Sports’’. Ele se tornou um dos musicais de maior sucesso da história. Foi dirigido por Robert Hossein, a música foi composta por Claude-Michel Schönberg e o libreto foi escrito por Alain Boublil.

Em 1985, uma versão em inglês foi inaugurada em Londres no ‘’Barbican Arts Centre’’.

Com todo o sucesso que o musical conseguiu, em 1987, estreou na Broadway em Nova Iorque no ‘’Broadway Theatre’’.

 

 

 

A história se passa na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, condenado à passar 19 anos por roubar um pão, posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, mas também Thénardier (incluindo Éponine e Gavroche) e o inspetor Javert. A história mostra o panorama socioeconômico da população mais pobre.

 A partir de todo o sucesso conquistado pela narrativa, sua história se propagou por todo o mundo, inclusive no Brasil.

  A primeira montagem, de 2001, reinaugurou o Cine Paramount, antigo Teatro Abril e atual Teatro Renault. As versões brasileiras das músicas foram feitas por Cláudio Botelho e serão reutilizadas agora, na nova montagem brasileira de ‘’Les Mis’’, que já está em cartaz.

 

 

 

 

Para compor esse artigo, convidamos o aluno Rafael Shinji, da 2ª série do E.M, para dar um depoimento sobre o musical, que teve a oportunidade de assistir.

 ‘’Assisti o musical "Les Misérables", achei a peça incrível! Os cenários são belos, a interpretação dos atores é fantástica, a história é muito bem contada.

Indicaria por ser uma obra com conteúdo histórico e artístico muito rico. Para quem gosta de musicais ficará encantado, assim como eu. Assistiria novamente com certeza!’’

 

 

Para mais informações sobre essa nova montagem,

entre no site: https://www.renault.com.br/universo-renault/teatro-renault.html